top of page

VII Olimpíada de Neurociências 2021 -Comitê São Paulo (Brain Bee – SP)



Com o intuito de estimular o estudo científico do sistema nervoso nas escolas, o Hospital Israelita Albert Einstein promove anualmente um Curso de Neurociências preparatório para o Brain Bee - SP e a Olimpíada de Neurociências de São Paulo (Brain Bee - SP).


Ambos os eventos são gratuitos, e destinados a alunos e professores da rede pública e particular do ensino básico.


A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) é uma iniciativa nacional para a realização de olimpíadas de neurociências em diferentes estados brasileiros. A OBN é uma competição sem fins lucrativos de neurociências para estudantes do ensino básico, que visa incentivar a busca pelo conhecimento sobre o sistema nervoso e estimular o interesse de estudantes do ensino básico pela pesquisa acadêmico-científica nas diferentes áreas das neurociências. Esta competição teve seu inicio em 1998 por iniciativa do Dr. Norbert Myslinski (Universidade de Maryland, EUA), sob a rubrica de Brain Bee Competition. Iniciada nos EUA, essa iniciativa se expandiu para vários países.

Atualmente, existem cerca de 160 coordenadores de Olimpíadas de Neurociências distribuídos em comitês locais por todo o mundo, inclusive em hospitais como Children's hospital of the Johns Hopkins Medicine (USA), Burke Rehabilitation Hospital (USA), Rhode Island Hospital (USA), Montreal Neurological Institute and Hospital (Canada), Hotchkiss Brain Institute (Canada), Heidelberg University Hospital (Alemanha), e outros. Trata-se de um evento sem fins lucrativos e qualquer estudante do ensino básico, entre 14 e 19 anos, é elegível para competir. O torneio consta de três fases, uma local, uma nacional e uma internacional, com competidores dos seis continentes. Para a competição mundial, um representante de cada país é selecionado a partir de seleções nacionais que agregam os candidatos indicados pelos comitês locais de cada cidade. O vencedor da competição nacional é convidado a participar da competição internacional (International Brain Bee).


Seguem as datas das fases dos eventos:

• 10 de ABRIL de 2021: 1ª. FASE – VIRTUAL (CLASSIFICATÓRIA)

• 21 de ABRIL de 2021: 2ª. FASE - VIRTUAL


Todo processo será feito via plataforma da Olimpíada Brasileira de Neurociências.


- acesse o site https://brazilianbrainbee.org/; - clique em Login e em seguida "Inscrever-se em um comitê Local" e "Inscrever-se no Portal do Candidato"; - você pode acessar diretamente também:

http://portaldocandidato.brazilianbrainbee.org/login/index.php; - identifique-se no portal (caso você já tenha cadastro do ano passado) ou crie uma nova conta; - selecione "Comite São Paulo"; - clique em "Inscrição para Olimpíada Neurociências 2021" e responda as perguntas; - pronto: assim você terá acesso ao conteúdo e informações da Olimpíada de 2021.

Professores: sigam o mesmo passo a passo. No cadastro, selecione “aluno”, pois não há opção “professor”. Na sequência, em "Eventos 2021", clique em “Professor: Inscrição para Olimpíada Neurociências 2021”. Responda as perguntas e você terá também acesso ao conteúdo, alguns exclusivos para vocês.

ATENÇÃO: se você e sua escola não estão no município de São Paulo, verifique em categorias de cursos – "Células Descentralizadas" se existe um ponto mais próximo ou mesmo em sua cidade.

  • Serão aceitas inscrições de alunos e professores de escolas públicas e privadas. Poderão participar alunos que tenham o mínimo de 14 (quatorze) anos e o máximo 19 (dezenove) anos de idade e que estejam matriculados no ensino médio em andamento e nunca tenham obtido matrícula em Instituição de Ensino Superior.

  • Só serão aceitas inscrições de alunos acompanhados do professor (é permitido mais de um aluno por professor).

  • O professor responsável deverá acompanhar o aluno durante todo o processo de avaliação, e inclusive na competição nacional e internacional, caso o aluno avance na competição. Caso não possa comparecer, deverá nomear e registrar um substituto junto ao Comitê de São Paulo e Nacional (caso o aluno seja o vencedor do Brain Bee SP).

  • Poderão participar jovens nascidos ou residentes no território nacional. No caso de jovens de outra nacionalidade, os mesmos devem estar regularmente matriculados no ensino médio em instituição de ensino localizada e/ou credenciada em território nacional. No caso de um representante estrangeiro ser selecionado, ele estará representando São Paulo junto ao Comitê Brasileiro e representando o Brasil junto ao Comitê Internacional e não o país de sua nacionalidade.

  • O professor ou seu representante deverão acompanhar o aluno, caso este seja selecionado em primeiro lugar nacionalmente, representando o Brasil e sua Instituição de origem durante o campeonato internacional (International Brain Bee). Caso o representante de São Paulo seja o vencedor nacional, mas não possa participar da competição internacional, este manterá o titulo, mas a vaga no campeonato internacional será preenchida em sequência pelos candidatos classificados em segundo ou terceiro lugar no campeonato nacional;

Para esclarecimento de dúvidas acesse os canais de comunicação com os candidatos no portal do aluno e no site do Brain Bee.





9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page